quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Caso Clínico: Clareamento e Transformação Dental

Um belo dia no consultório recebi a visita de uma paciente de aproximadamente 19 anos, acompanhada de sua mãe, com uma queixa enfática: 'Detesto meus dentes e não sorrio nunca!'. Após criteriosa avaliação a paciente me informou que não gostava da coloração e posicionamento dos seus dentes superiores e que excluía a possibilidade do uso de um aparelho fixo. Conversamos sobre as possibilidades e decidimos que faríamos o tratamento em 3 passos:
 1) Profilaxia (limpeza) e moldagem dos dentes (para que os modelos fossem enviados ao protético e este fizesse o enceramento da transformação dental que faríamos):  A profilaxia garantiria que nosso trabalho seria feito sobre os dentes limpos e com a melhor condição periodontal possível, sem a presença de gengivites, inflamações, sangramentos. Já os modelos serviriam para a paciente conseguir visualizar as alterações que seriam feitas nos dentes, além disso, serviriam também de base para as restaurações que faríamos posteriormente. Neste dia fizemos a avaliação da cor inicial dos dentes da paciente: A3. (Escala para vocês entenderem um pouquinho mais sobre cores dos dentes logo abaixo)
2) Clareamento a laser: Fizemos em 2 sessões de 30 minutos cada, com intervalo de 7 dias entre elas. O resultado foi uma mudança da tonalidade dos dentes, de A3 para mais branco que A1 (ficou mais claro que os dentes da escala que utilizamos para avaliar cores).
3) Transformações dentais com resina: Após 7 dias da última sessão de clareamento a laser (precisamos deste tempo para que a resina possa aderir perfeitamente ao dente), marcamos a sessão em que (finalmente para ela), faríamos as transformações dentais. Fizemos leves alterações, de canino à canino e também leves desgastes, sem causar prejuízo a estrutura dental. Após o termino da sessão, marcamos mais dois retornos, um para dar acabamento nas restaurações, e fazer alguns reparos, e o seguinte para dar polimento aos dentes.
Em seguida algumas fotos, me perdoem a qualidade baixa, mas foram feitas do 
celular.


Avaliação inicial (1ª consulta da paciente).
Destaque para o dente lateral do lado direito na foto (o primeiro depois do dente 'principal'), levemente fora de posição, evidenciando o dente canino.
Avaliação Inicial.
Moldagem realizada a partir do enceramento dos dentes  (base para as restaurações que seriam feitas).
O modelo com a moldagem base para as restaurações.
Enceramento do modelo.
Escala de cores dos dentes (Escala Vitta). Começamos em tons A, em seguida, B, C e D.
Primeira sessão de clareamento à laser.
1ª sessão de clareamento à laser.
Resultado final após clareamento e transformações dentais (foto feita apenas 6 meses após o termino do tratamento, quando a paciente retornou para avaliação).
Resultado final após clareamento e transformações dentais (foto feita apenas 6 meses após o termino do tratamento, quando a paciente retornou para avaliação).

Aspecto inicial e final do tratamento.

Vale ressaltar que antes do inicio do tratamento estético a paciente foi avaliada quanto a presença de cáries, problemas periodontais, que pudessem prejudicar ou impedir a realização do mesmo. 
A paciente foi orientada e autorizou a publicação das imagens, desde que preservando sua identidade.

E então, esperando o que para ficar com o sorriso ainda mais bonito?

---
Dra. Nara Macêdo
CROMG 39055
Cirurgiã-Dentista
Rua Felisberto Carrejo, 134. Fundinho. 38400-204.
Telefones: (34) 3236-3797/ 3214-7038/ 9695-4727
dranaramacedo@gmail.com
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, vai ser um prazer responder todas as suas dúvidas. Para melhorar nosso contato, para que eu possa ter certeza que verá a resposta, deixe sempre seu email. Obrigada! Abraços, Dra. Nara Macêdo