quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Clareamento Dental: Dúvidas e Mitos

O que é?
Clareamento dental é um processo no qual manchas do esmalte e da dentina são clareadas. 


Como é feito?
O gel não é abrasivo nem enfraquece os dentes. Quanto maior a sua concentração, mais rápido pode ser o clareamento. Concentrações acima de 20% só podem ser feitas em consultório. O gel nessas concentrações queima as mucosas e necessita cuidados especiais.
Existe também o clareamento caseiro feito com gel de 3,5 a 20% e moldeiras de silicone. Para apresentar resultados, o tratamento caseiro demora 15 dias e o uso do gel e da moldeira varia de 1 a 6 horas por dia. Os tratamentos feitos em consultório exigem pelo menos 2 sessões de cerca de 1h30 a 2 horas e o gel é ativado por uma fonte de luz (LED ou Laser).Pode ser feito também, um tratamento mesclando as duas técnicas, uma combinação de sessão em consultório e sessões de aplicações do gel na moldeira em casa.



O tratamento é seguro ?
Sim. Estudos clínicos mostram que o branqueamento com peróxido de hidrogênio ou carbamida com a supervisão de um dentista é seguro para os dentes e a gengiva.

Qual técnica de clareamento é mais esficaz?
Não existem tratamentos mais ou menos eficazes. Na verdade todos os tipos de clareamento seguem o mesmo princípio: a ação de um gel (peróxido de hidrogênio ou carbamida) em diferentes concentrações, que libera oxigênio, e este altera a cor do dente.

Quanto tempo leva para clarear?
O tempo de clareamento varia de acordo com a coloração dos dentes do paciente. Na média, com o clareamento realizado no consultório, o resultado pode ser obtido em apenas uma ou duas sessões de 1h30 a 2 horas. Com o clareamento doméstico o resultado aparece gradativamente  usando-se o produto confortavelmente em casa. Normalmente em torno de 15 a 20 dias o resultado desejado é alcançado.


Os dentes clareiam por igual?
Em geral, sim. É possível que a porção incisal (ponta dos dentes) branqueie mais rapidamente do que as áreas próximas da gengiva. Em alguns pacientes, o dente clareado ganha uma aparência opaca. Esse quadro é revertido para um dente de aparência mais natural depois de algumas semanas. 




Existem efeitos colaterais?
Para a maioria das pessoas, não. No entanto, alguns sentem algum tipo de sensibilidade temporária (temperaturas altas ou baixas, discreta ou aguda). A sensibilidade diminui gradativamente após o término do tratamento e nunca deixa qualquer efeito residual. Para evitar esse desconforto, o tempo de uso da moldeira pode ser diminuído, pode-se utilizar o dessensibilizante com flúor, com a ajuda de uma moldeira, no período em que se está fazendo o clareamento ou pode-se escovar os dentes com pasta para dentes sensíveis. Evite bebidas carbonatadas, alimentos e bebidas ácidos para evitar sensibilização.


Podemos prognosticar o resultado ?
Em geral, manchas superficiais são removidas facilmente. As manchas mais profundas causadas por tetraciclina, fluorose e trauma pulpar podem ser beneficiadas com o condicionamento. O resultado é subjetivo. Cada paciente responde ao tratamento de forma diferente. Não é possível prever ou afirmar quantos tons o dente vai clarear. Depende da resposta biológica de cada um.


Por quanto tempo o clareamento dura ?
Depende do paciente. Recomenda-se manutenções periódicas regulares. Sem essa manutenção os dentes irão gradativamente escurecendo pelo mesmo motivo que escureceram inicialmente.


Porque os dentes escurecem ?
Há várias causas para a mudança de cor do dente. A mais comum é o consumo de bebidas (café, chá, vinho tinto etc.) e alimentos (beterraba, balas etc.) altamente pigmentados. O consumo de antibióticos durante a infância, idade, 
cigarro e trauma também podem contribuir com o escurecimento.

O agente clareador pode causar câncer?
O maior de todos os mitos é o fato dos peróxidos serem potencializadores de tumores. Na verdade são, porém em concentração acima de 50%. Utilizamos 35% e sem contato nenhum com tecidos moles ou mucosas. Não há relatos de problemas sistêmicos associados a tratamentos clareadores. (Saúde News Journal)


As restaurações mudarão de cor?
Não. Se as restaurações estiverem localizadas na região do sorriso, 
elas precisarão ser trocadas após duas a quatro semanas após o clareamento. Há exceções. Se a faceta for translúcida e estiver recobrindo um dente amarelo, e este for clareado, a aparência da faceta também ficará mais clara. Mas, o material em si não muda de cor.

Há alguma coisa que o paciente possa fazer para evitar a sensibilidade ?
Sim. Evitar certos alimentos e bebidas pode ajudar. Bebidas gasosas (refrigerantes), alimentos e bebidas ácidas (sucos de laranja, limão) abrem os túbulos dos dentes, causando sensibilidade. É importante lembrar que a sensibilidade é passageira e temporária. Ela normalmente desaparece ao final do tratamento.








-----
Dra. Nara Macêdo
CROMG 39055
Rua Felisberto Carrejo, 134, Fundinho. Uberlândia - Minas Gerais.
(34)32363797 / (34)96954727




Um comentário:

  1. Que legal, Nara!
    Adorei!
    E parabéns pela formatura!
    Beijos e sucesso sempre!
    Tatá

    ResponderExcluir

Olá, vai ser um prazer responder todas as suas dúvidas. Para melhorar nosso contato, para que eu possa ter certeza que verá a resposta, deixe sempre seu email. Obrigada! Abraços, Dra. Nara Macêdo