terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Restaurações de amálgama: trocar ou não por restaurações da cor dos dentes?


Vale a pena trocar restaurações de amálgama posteriores por restaurações de cor branca ou da cor dos dentes? Esta é a dúvida de muitos dos pacientes quando chegam ao consultório buscando um tratamento estético para seus dentes. A troca de restaurações de amálgama por restaurações da cor do dente deve ser feita de modo consciente. O dentista deve avaliar qual o estado da atual restauração, bem como a presença de cárie, fraturas, profundidade da restauração e o tempo que já estão na boca. A avaliação deve ser feita clinicamente e também com auxilio de exames de raio X. Outro fator a ser avaliado é a posição das restaurações, se estão em um local onde são facilmente visualizadas em hábitos normais como falar, comer, bocejar, justificando assim, sua troca por restaurações mais estéticas. Em seguida é necessário que seja feita a orientação do paciente, quanto a indicação ou não da troca da restauração, prós e contras do procedimento, e deixar a cargo dele a decisão de fazê-lo ou não.
Quando a opção for por fazer a troca das restaurações, duas opções de materiais podem ser utilizados. O primeiro é a porcelana, o segundo são as resinas compostas. A restauração de porcelana pode ser executada apenas pelo método indireto, isto é, o dentista prepara o dente, molda, e a peça é fabricada pelo protético e em seguida cimentada pelo dentista. A resina composta pode ser usada pelo método direto, feita diretamente sobre o dente do paciente, em uma única sessão. Os comportamento estético dos materiais são bem semelhantes. Em muitos casos, devido a profundidade, é necessário que o dentista faça primeiro uma restauração provisória, com um material que libere flúor, para evitar assim, a sensibilidade que possa ser gerada pela troca da restauração. A restauração provisória deverá ficar por até uma semana, e em seguida trocada pela restauração definitiva com o material de escolha.
Vale ressaltar que as restaurações de amálgama geram uma pigmentação acinzentada do esmalte. Nos casos em que isto acontece, a troca da restauração melhora muito o problema estético sem, contudo, resolvê-lo completamente, pois para isso seria necessária a remoção completa do esmalte pigmentado, desgastando assim, esmalte sadio, perdendo estrutura dental.
A manutenção das restaurações estéticas são basicamente a manutenção da saúde bucal do paciente.O controle da higiene bucal, as profilaxias periódicas, como também as reavaliações clínicas do estado das restaurações prolongam a vida útil desses trabalhos. Pequenos reparos de possíveis falhas como manchamento superficial e pequenas fraturas podem ser realizadas com facilidade pela mesma técnica adesiva usada na confecção das restaurações estéticas. 



-----
Dra. Nara Macêdo
CROMG 39055
Rua Felisberto Carrejo, 134, Fundinho. Uberlândia - Minas Gerais.
(34)32363797 / (34)96954727

"A solução certa para o melhor resultado!"






Um comentário:

  1. Pra mim não explicou nada Dra Nara.Eu quero mudar pra branca,tanto pela estética como por achar que as amalgamas são metais que ao encostar o garfo da uma coisa ruim!E são feias!!O dente parece feio e velho,sujo,quando poe uma branquinha muda tudo, até nossa alegria. Só que eu achava que as brancas são porcelanas.Não sabia que podem ser resinas. Uma médica não deixou eu por alegando q eu aperto a noite,o nosso mal que os dentistas não houve o paciente, mas não aperto não,só aconteceu por passar muita raiva com meu marido q me maltratava ai eu apertava pra não apertar a cara dele acabei trazendo problemas pra minha arcada dentaria.Com a separação aperto só quando estou nervosa ccom o meu PC e por ter acostumado a pasar raiva demis trouxe isso para meu PC,ai que tá se a branca não resiste ao apertar,então,quero a branca assim eu sabido isso evitarei de apertar p q sei q me custara caro!! Já estou a doze anos separada e não resolvi todos os prejuízos q ele causou em minha estrutura óssea e nos meus dentes.Faz muitos anos que não uso mais a placa,não sinto mais dor.Os 5 anos com ele me foi uma fortuna!Esses metais não é perigoso atrair choque e cair raios?Me da uma gustaria(me ataca os nervos!) esses metais!! kaka.Um outro dentista colocou só branquinha e achei ótimo. Quero saber se pode ser brancas só isso? E saber p q porcelana E p q resina?Se pode ser uma ou outra? Se em determinado dente ou parte da boca tem q ser de porcelana por ser mais resistente?Ou se a restauração for grande tem q ser só de porcelana?

    ResponderExcluir

Olá, vai ser um prazer responder todas as suas dúvidas. Para melhorar nosso contato, para que eu possa ter certeza que verá a resposta, deixe sempre seu email. Obrigada! Abraços, Dra. Nara Macêdo