terça-feira, 19 de outubro de 2010

Clareamento Dental Interno: O que é?


Alterações na coloração dentária são relativamente comuns. O escurecimento dental interno ocorre pelas mais variadas razões, como traumatismos, medicação dentro do canal, derramamento de sangue na estrutura interna dos dentes, entre outras causas. E são nesses casos, onde o paciente necessitou de passar por um tratamento de canal, que se observa com mais freqüência a mudança da cor, passando a ser de amarelado a acinzentado. O tratamento de dentes escurecidos é possível através de métodos de clareamento simples. Assim como o clareamento pode ser realizado na face ‘de fora’ dos dentes, visando um branqueamento, ele também pode ser feito na face ‘interna’ do dente, minimizando esse efeito causado nos dentes que recebem tratamento endodôndico (canal). As atuais técnicas de clareamento para dentes tratados endodonticamente empregam como agente oxidativo o peróxido de hidrogênio a 35%. É um método efetivo, e geralmente apresenta resultados rápidos e satisfatórios. A técnica poderá ser realizada de várias maneiras, podendo durar uma, duas ou até três sessões, dependendo da dificuldade encontrada para chegar a cor desejada. Os resultados podem também variar de acordo com as características individuais de cada paciente. São variações sobre as quais o profissional não tem controle e sujeitas a re-tratamento, em caso de recidivas. Para o sucesso na técnica operatória do clareamento dental e, principalmente, obtenção de resultados mais estáveis, é indispensável a adoção por parte do dentista de diversos cuidados como: planejamento minucioso do caso, avaliação dos riscos, obtenção do registro da cor inicial dos dentes do paciente para posterior comparação e orientações pós-operatórias.




Fica a Dica: Atente para a condição de sua escova. Procure sempre trocá-la de 3 em 3 meses. Caso isso não seja possível, assim que notar que ela está perdendo a cor, a forma, e principalmente, já não cumpre sua função como deveria, mude! 







---
Dra. Nara Macêdo
CROMG 39055
Rua Felisberto Carrejo, 134, Fundinho. Uberlândia - Minas Gerais.
(34)32363797 / (34)96954727

4 comentários:

  1. todo dente , feito canal escurese? tem como evitar?

    ResponderExcluir
  2. Olá, meu dente foi feito canal e esta escurecido, minha dentista disse que a raiz ja esta marrom. Estou com medo de fazer este clareamento dental interno pois varios outros dentistas me disseram que este procedimento deve enfraquecer meu dente e como é o dente da frente, o 21, tenho muito medo dele quebrar com mais facilidade e eu ter de fazer um implante daqui a alguns anos.
    Aguardo sua resposta
    Obrigada
    Sandra
    sandra9ph@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Após um tratamento de canal tive o mesmo problema de escurecimento do dente. Fiz a faceta de resina, mas mesmo assim ainda nota-se o escurecimento. O que vc recomenda? Uma outra faceta mas a base de porcelana? Abraços

    ResponderExcluir
  4. Boa noite , sofri um trauma no dente 11, foi feito o canal e o clareamento interno , percebo que meu dente está escurecendo novamente , procurei minha dentista e ela optou em fazer o clareamento interno novamente , devido o sucesso do clareamento ,porem
    Optamos em colocar
    Um pino intra radicular , rua ueria saber meu dente pode escurecer novamente , e tem como fazer o clareamento
    Interno mesmo depois de está com o pino intrarradiclar , porem meu dente não sofreu nenhuma fratura.

    ResponderExcluir

Olá, vai ser um prazer responder todas as suas dúvidas. Para melhorar nosso contato, para que eu possa ter certeza que verá a resposta, deixe sempre seu email. Obrigada! Abraços, Dra. Nara Macêdo