terça-feira, 5 de julho de 2011

Insatisfeito com o seu sorriso? A gengivoplastia pode ser a solução!

Sabe aquelas pessoas que ao sorrir acabam mostrando mais gengiva que dentes? A Odontologia possui um tratamento bastante eficaz e satisfatório para estes casos, e o procedimento é chamado de gengivoplastia.

Gloria Pires hoje, e nos anos 70, quando ainda possuia o chamado "Sorriso Gengival"
Para se ter uma idéia da diferença que a cirurgia faz no sorriso, vida e auto-estima das pessoas, pode-se pegar como exemplo a atriz Gloria Pires, que no inicio da sua carreira nos anos 70 possuía o chamado “sorriso gengival”, e passou por dois procedimentos para chegar ao sorriso que possui hoje. Sobre as cirurgias, a atriz revelou: “Eu fiz duas cirurgias para corrigir o sorriso gengival. Na primeira, aos 21 anos, não fiquei satisfeita. Depois, aos 30 anos, fiz a segunda cirurgia e gostei muito. Apesar do pós-operatório ter sido chato, sinto que fiquei livre de um problema em minha vida”.

Cirurgia realizada pelo Dr. Anderson
Kovaleski
 A cirurgia é um procedimento simples, e relativamente rápido. Porém, antes de ser executado, o paciente passará por um questionário, seguido de uma minuciosa avaliação, para que o planejamento e resultado da cirurgia sejam os mais satisfatórios possíveis. A cirurgia gira em torno de 1 hora, onde será realizada a ‘plástica’ – técnica que consiste na retirada de até 3mm da gengiva, acompanhando o contorno dos dentes, aumentando-os de tamanho, conseqüentemente diminuindo a gengiva aparente no sorriso. A cirurgia necessita de um cirurgião dentista habilidoso, para que este realize o contorno correto da gengiva, conferindo naturalidade ao sorriso do paciente. A recuperação será de uma semana a 15 dias, e nesse período o paciente poderá ficar com um cimento cirúrgico (massa) sobre a região onde foi realizada a cirurgia, possibilitando uma alimentação normal. Apesar de aparentemente simples, vale lembrar que é sempre importante procurar por um profissional capacitado para realizar o procedimento, e que principalmente passe segurança na realização do tratamento.


Fica a Dica: Na verdade, hoje não colocarei uma dica e sim uma curiosidade. Recebi de presente e uma amiga que viajou aos Estados Unidos um pacotinho de fio dental muito curioso e interessante. Nos EUA esses fios dentais (que também são palitos) são oferecidos em lanchonetes, churrascarias, além de ambientes como festas, concertos, e podem ser encontrados nos banheiros dos mesmos. São individualizados, e bastante diferentes dos utilizados por nós aqui no Brasil. Segue algumas fotos para vocês conhecerem:
O pacote com os fios dentais. 

Verso do pacote onde tem as orientações para o uso.

Orientação para uso como fio dental.

Orientação para uso como palito.

O fio dental (que na verdade é uma fita dental) bem de pertinho.


---
Dra. Nara Macedo
CROMG 39055
Rua Felisberto Carrejo, 134, Fundinho.
Telefones: (34)3236-3797 / (34)9695-4727

2 comentários:

  1. O resultado da gengivoplastia é permanente ou necessita de manutenção? Se sim, como é o processo?

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas informações de gengivoplastia. Estava procurando sobre gengivoplastia a algum tempo.

    ResponderExcluir

Olá, vai ser um prazer responder todas as suas dúvidas. Para melhorar nosso contato, para que eu possa ter certeza que verá a resposta, deixe sempre seu email. Obrigada! Abraços, Dra. Nara Macêdo