terça-feira, 16 de novembro de 2010

Facetas: O que são?


Recurso comumente utilizado para transformação do sorriso de pessoas famosas, onde o uso de aparelhos ortodônticos estão contra-indicados e é necessário uma transformação significativa dos dentes, em pouco tempo, sem comprometimento estético. Muito pouco divulgado por dentistas, e conhecido por leigos, é uma forma muito mais rápida de corrigir pequenos desvios no sorriso, dentes ligeiramente fora de posição, escurecidos (em casos em que o clareamento não surte efeito), espaços entre os dentes (diastemas), dentes encurtados, com formato insatisfatório, entre outros casos. Por ainda ser uma novidade na Odontologia, poucos profissionais se arriscam a executar o trabalho.
Caracteriza-se por ser como uma “capa”, colocada somente na parte frontal dos dentes. São muito fortes e resistentes, tanto ao desgaste quanto à descoloração.
São confeccionadas a partir de um pequeno desgaste na parte da frente dos dentes, previamente planejado através de um modelo de estudo, onde é feito um preparo para futuramente se cimentar a peça de porcelana, caso seja essa a opção de material a ser trabalhado, ou, a partir do preparo pode-se começar o processo de reconstrução do dente, na mesma sessão, caso o material de escolha para a restauração seja a resina.

Passo a passo:

1)    Exame inicial e indicação da faceta. A moldagem pode ser realizada nesta sessão, para que o dentista tenha um modelo de estudo, e sobre ele irá planejar os desgastes que deverão ser feitos e os dentes que irão receber as facetas.
2)    Na segunda sessão é feito o desgaste da parte frontal do dente. Nos caso em que a opção seja a porcelana (chamada de faceta indireta), após o desgaste é feita a moldagem do preparo para que este seja mandado para o protético confeccionar a peça de porcelana. Em seguida o dentista fará uma faceta provisória para o paciente, que poderá ser de resina acrílica ou a própria resina fotoativada. Já nos casos em que o material escolhido para a reconstrução seja a resina (chamada de faceta direta), após o preparo, segue-se com a reconstrução do dente.
3)   Terceira Sessão: Faceta Indireta: é feita a prova da porcelana, a cimentação e os ajustes. Faceta Direta: é feito o acabamento e polimento da restauração feita na sessão anterior.


O procedimento além de simples e rápido, cria uma mudança significativa na estética dos dentes do paciente, preservando a estrutura dental sadia, já que os desgastes serão feitos somente na parte de esmalte do dente.Como qualquer restauração, as facetas exigem reavaliação constante do seu dentista; contudo, a manutenção consiste apenas na higienização das superfícies dentais e, em especial, da junção dente-restauração e controle radiográfico.


Prós e Contras dos materiais utilizados na confecção das facetas: 

Facetas de Resina:
- Menor desgaste do dente natural.
- Número menor de sessões
- Resistência e alta qualidade estética
- Custo menor
Contra: a restauração pode ser mais facilmente manchada.

Facetas de Porcelana:
- Maior desgaste do dente 
- A cimentação é feita com cimentos resinosos estéticos (da cor do dente
- Alta qualidade estética (imperceptível)
 - São necessárias mais sessões.
Contra: maior custo.
Caso realizado e gentilmente cedido pelo Dr. Maurício Querido.
-----
Dra. Nara Macêdo
CROMG 39055
Rua Felisberto Carrejo, 134, Fundinho. Uberlândia - Minas Gerais.
(34)32363797 / (34)96954727

http://www.netsabe.com.br/uberlandia/anuncio/nara-macedo_2.html

Um comentário:

  1. Achei seu post bom e informativo. Eu gosto do seu artigo. Obrigado por compartilhar isso.

    branqueamento dentário

    ResponderExcluir

Olá, vai ser um prazer responder todas as suas dúvidas. Para melhorar nosso contato, para que eu possa ter certeza que verá a resposta, deixe sempre seu email. Obrigada! Abraços, Dra. Nara Macêdo