quinta-feira, 31 de março de 2011

Câncer de Boca: A importância do diagnóstico precoce

Segundo estatísticas do Instituto Nacional do Câncer,  incidência de câncer de boca ocupa o 5º lugar entre o sexo masculino e o entre o sexo feminino. A maioria desses casos são diagnosticados tardiamente, o que leva a um alto índice de mortalidade. Quando descoberto e tratado no início o câncer de boca tem cura, e é facilmente tratado.
As principais causas do aparecimento das lesões são o vício de fumar e consumo de álcool em excesso. Quando fumo e álcool estão associados o risco de desenvolver a lesão aumenta em 100 vezes. A exposição ao sol também é fator predominante para o aparecimento de lesões nos lábios.
O Câncer de boca aparece geralmente como úlceras (feridas) que a principio não doem, mas também não cicatrizam, aumentando de tamanho continuamente. Os principais locais de aparecimento são a língua (principalmente nas bordas), assoalho (região abaixo da língua), bochechas e palato (céu da boca). Também pode se apresentar como alterações de cor (manchas brancas, vermelhas e/ou pretas) e aumento do volume (caroços, bolhas, aumento na gengiva).
Vale ressaltar: FERIDA NA BOCA QUE NÃO DESAPARECE EM 21 DIAS DEVE SER AVALIADA PELO CIRURGIÃO DENTISTA.
A melhor forma de detectar precocemente o câncer bucal é pelo auto-exame da boca. Quando qualquer alteração for encontrada, deve-se procurar o cirurgião dentista que irá avaliar a necessidade da realização de uma biópsia (remoção de pequeno fragmento para exame microscópico) para confirmação ou não do diagnóstico
Após a confirmação do diagnóstico, o paciente é encaminhado para tratamento oncológico, que é feito basicamente por meio de cirurgia associada ou não a radioterapia e quimioterapia. Se diagnosticado no inicio  e tratado adequadamente o câncer pode ser curado na maioria dos casos. No Brasil, mais que 60% dos casos são diagnosticados tardiamente.
A prevenção do câncer de boca se dá por hábitos do dia a dia: pare de fumar, evite bebidas alcoólicas, proteja-se dos raios do sol (boné, chapéu, protetor solar), elimine fatores traumáticos na boca (próteses mal adaptadas, dentes tortos, cáries, restos dentários), alimente-se de maneira saudável, execute o auto-exame periodicamente, procure o cirurgião dentista se encontrar qualquer alteração em sua boca.
A informação mais importante na prevenção do câncer de boca: REALIZE O AUTO-EXAME E FAÇA VISITAS PERIÓDICAS AO SEU DENTISTA.


---
Dra. Nara Macêdo
CROMG 39055
Cirurgiã Dentista
(34)3236-3797/(34)9695-4727
Rua Felisberto Carrejo, 134, Fundinho.
Uberlândia - MG
ns.macedo@yahoo.com.br

Um comentário:

Olá, vai ser um prazer responder todas as suas dúvidas. Para melhorar nosso contato, para que eu possa ter certeza que verá a resposta, deixe sempre seu email. Obrigada! Abraços, Dra. Nara Macêdo