terça-feira, 16 de novembro de 2010

Facetas: O que são?


Recurso comumente utilizado para transformação do sorriso de pessoas famosas, onde o uso de aparelhos ortodônticos estão contra-indicados e é necessário uma transformação significativa dos dentes, em pouco tempo, sem comprometimento estético. Muito pouco divulgado por dentistas, e conhecido por leigos, é uma forma muito mais rápida de corrigir pequenos desvios no sorriso, dentes ligeiramente fora de posição, escurecidos (em casos em que o clareamento não surte efeito), espaços entre os dentes (diastemas), dentes encurtados, com formato insatisfatório, entre outros casos. Por ainda ser uma novidade na Odontologia, poucos profissionais se arriscam a executar o trabalho.
Caracteriza-se por ser como uma “capa”, colocada somente na parte frontal dos dentes. São muito fortes e resistentes, tanto ao desgaste quanto à descoloração.
São confeccionadas a partir de um pequeno desgaste na parte da frente dos dentes, previamente planejado através de um modelo de estudo, onde é feito um preparo para futuramente se cimentar a peça de porcelana, caso seja essa a opção de material a ser trabalhado, ou, a partir do preparo pode-se começar o processo de reconstrução do dente, na mesma sessão, caso o material de escolha para a restauração seja a resina.

Passo a passo:

1)    Exame inicial e indicação da faceta. A moldagem pode ser realizada nesta sessão, para que o dentista tenha um modelo de estudo, e sobre ele irá planejar os desgastes que deverão ser feitos e os dentes que irão receber as facetas.
2)    Na segunda sessão é feito o desgaste da parte frontal do dente. Nos caso em que a opção seja a porcelana (chamada de faceta indireta), após o desgaste é feita a moldagem do preparo para que este seja mandado para o protético confeccionar a peça de porcelana. Em seguida o dentista fará uma faceta provisória para o paciente, que poderá ser de resina acrílica ou a própria resina fotoativada. Já nos casos em que o material escolhido para a reconstrução seja a resina (chamada de faceta direta), após o preparo, segue-se com a reconstrução do dente.
3)   Terceira Sessão: Faceta Indireta: é feita a prova da porcelana, a cimentação e os ajustes. Faceta Direta: é feito o acabamento e polimento da restauração feita na sessão anterior.


O procedimento além de simples e rápido, cria uma mudança significativa na estética dos dentes do paciente, preservando a estrutura dental sadia, já que os desgastes serão feitos somente na parte de esmalte do dente.Como qualquer restauração, as facetas exigem reavaliação constante do seu dentista; contudo, a manutenção consiste apenas na higienização das superfícies dentais e, em especial, da junção dente-restauração e controle radiográfico.


Prós e Contras dos materiais utilizados na confecção das facetas: 

Facetas de Resina:
- Menor desgaste do dente natural.
- Número menor de sessões
- Resistência e alta qualidade estética
- Custo menor
Contra: a restauração pode ser mais facilmente manchada.

Facetas de Porcelana:
- Maior desgaste do dente 
- A cimentação é feita com cimentos resinosos estéticos (da cor do dente
- Alta qualidade estética (imperceptível)
 - São necessárias mais sessões.
Contra: maior custo.
Caso realizado e gentilmente cedido pelo Dr. Maurício Querido.
-----
Dra. Nara Macêdo
CROMG 39055
Rua Felisberto Carrejo, 134, Fundinho. Uberlândia - Minas Gerais.
(34)32363797 / (34)96954727

http://www.netsabe.com.br/uberlandia/anuncio/nara-macedo_2.html

Um comentário:

Olá, vai ser um prazer responder todas as suas dúvidas. Para melhorar nosso contato, para que eu possa ter certeza que verá a resposta, deixe sempre seu email. Obrigada! Abraços, Dra. Nara Macêdo