segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Fique de olho no seu sorriso!


A preocupação com o sorriso tem se tornado tema de diversas publicações, em revistas renomadas, jornais nacionais e em programas de TV. O brasileiro tem tomado consciencia da necessidade de cuidados bucais, higiene diária. Mas vai além disso. Cada dia mais a busca pela estética bucal toma espaço junto a busca da perfeição: o corpo perfeito, o cabelo perfeito, a pele perfeita, O SORRISO PERFEITO.
E edição número 2189 da Revista Veja de 3 de novembro de 2010 traz em uma de suas reportágens o tema: 'O roteiro do sorriso saudável'. A reportágem traz dicas interessantes no que diz respeito aos itens básicos para uma completa higienização da boca: escova e pasta de dente, fio/fita dental, limpador de língua.E mostra que com a constante criação de novos itens e marcas na indústria da higiene bucal, a compra desses simples itens tem se tornado um dilema para os brasileiros.
 Alguns trechos interessantes:

 -A escova de dente adequada: o ideal é que tenha cabeça pequena, para alcançar os dentes posteriores, e as cerdas macias ou extramacias, paralelas e de tamanho uniforme, para limpar sem agredir. A técnica é mais importante que o vigor na remoção da placa bacteriana - cerdas deformadas são um sinal de força exagerada na hora de escovar os dentes. Como conservá-las: guardar a escova em potes, com as cerdas para cima, e lavá-la com antissépticos bucais depois de cada escovação diminui o risco de contaminação.

-O creme dental ideal: para adultos, deve conter flúor. "Um estudo recente concluiu que, para a dentição permanente, apenas os cremes dentais que contêm 1000 ou mais PPM (partes por milhão) de fluoreto são efetivos na prevenção de cárie.", diz a dentista Marília Buzalaf, professora da Faculdade de Odontologia de Bauru. Para dentes sensíveis a pasta deve ser a base de potássio, estrôncio ou arginina, ele forma depósitos que impedem que estímulos como calor, frio e ar cheguem à polpa do dente e provoquem dor. Quanto a cremes dentais branqueadores, seu efeito é bastante discreto, quase imperceptível. O mais recomendado são os tratamentos feitos em consultório para clarear os dentes. Em geral mais abrasivo, o creme branqueador pode aumentar a sensibilidade, pois remove uma pequena camada de esmalte, que protege a dentina, parte interna do dente.

-Limpadores de língua: são imprescindíveis na retirada de bactérias e resíduos de alimentos depositados na superfície rugosa da língua podem provocar mau hálito. A higiene pode ser feita com as cerdas da escova, com os limpadores presentes na cabeça de algumas escovas e com limpadores de plástico próprios para a limpeza da língua.

-Fio/fita dental: Os produtos feitos com cera ou teflon deslizam mais facilmente. Mas não basta passar o produto de qualquer maneira. "É preciso esfregar o fio ou fita dental em toda extensão das laterais de cada dente, para remover não só resíduos de alimentos, mas também a placa bacteriana"ensina José Eduardo Sampaio, professor da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista. "Pessoas com aparelhos ortodônticos, implantes ou que tenham um espaço maior entre os dentes devem substituir o fio pela escova interdental" diz Patrícia Weidlich, professora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A edição está bastante interessante, e além dessas noções básicas, traz também motivos para ficar de olho e proucurar seu dentista nos casos de feridas, sangramentos, mau hálito, amolecimentos dos dentes, além de dicas para cuidar da higiene oral de seu bebê desde os 6 meses até que ele já tenha completado 4 anos e explicações sobre hipersensibilidade dentinária. Vale a pena dar uma lida.

Fica a dica: Caso não tenha limpadores de língua específicos, a higiene pode sim ser feita com as cerdas da escova. Porém, não adianta somente esfregá-la com o restante de pasta que sobrou da escovação dos dentes. Você deverá passar a escova sobre a língua, em movimentos de varredura, e em seguida lavá-la em água corrente. Repetir o que foi feito, por pelo menos 3 vezes. Não é necessário passar novamente a escova na pasta, ela pode ser usada somente com água. Isso é interessante, para que realmente se remova o acúmulo de bactérias e resíduos, não apenas esfregando-os sobre a língua.


-----
Dra. Nara Macêdo
CROMG 39055
Rua Felisberto Carrejo, 134, Fundinho. Uberlândia - Minas Gerais.
(34)32363797 / (34)96954727

http://www.netsabe.com.br/uberlandia/anuncio/nara-macedo_2.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, vai ser um prazer responder todas as suas dúvidas. Para melhorar nosso contato, para que eu possa ter certeza que verá a resposta, deixe sempre seu email. Obrigada! Abraços, Dra. Nara Macêdo