quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Tratamentos para hipersensibilidade


Depois de falarmos sobre o que é e o que causa a sensibilidade dentária, iremos falar um pouco sobre o que pode ser feito pra o alívio dos sintomas.
A primeira tentativa do dentista deverá ser no sentido de orientar o paciente para evitar os fatores de risco, recomendar a redução dos ácidos em excesso da dieta, educar quanto a escovação distante do horário das refeições (30 minutos depois) e instruir no que diz respeito a hábitos de escovação extremamente freqüentes ou agressivos.
Em seguida faz-se o acompanhamento, e o paciente pode ou não notar a redução dos sintomas. Caso a dor à estímulos persista o dentista deverá iniciar um tratamento específico para a hipersensibilidade que poderá ser:

1) Invasivos: são muito pouco utilizados por se tratarem de tratamentos definitivos, que vão desde um acréscimo de resina até cirurgias de enxerto mucogengival e pulpectomias.

2) Não invasivos: em geral são a opção de escolha do cirurgião dentista, por serem reversíveis, não causarem desconforto ao paciente e por gerarem resultados satisfatórios. Incluem tratamentos como fluorterapia, prescrição de cremes dentais corretos para uso e aplicações de agentes dessensibilizantes tópicos em consultório.

Segue-se o acompanhamento do paciente, que geralmente tem uma remissão dos sintomas. Caso o paciente siga com os relatos de dor, sem nenhum ou com pouco alívio deve-se manter a terapia indicada a longo prazo, revendo regularmente o paciente e reconsiderar os fatores de predisposição à sensibilidade. O tratamento não é definitivo e requer retornos semestrais ao dentista, para acompanhamento e avaliação.
Novas pastas foram lançadas recentemente pelas marcas Colgate e Sensodyne, à base de arginina e acetato de estrôncio respectivamente, buscando o alívio imediato, após a aplicação da pasta sobre os dentes, dos sintomas da hipersensibilidade. Estudos clínicos comprovam a eficácia, porém estas deverão ser indicadas pelo dentista, com critério e dependendo da necessidade avaliada do seu paciente.

Fica a dica: Pacientes que desejam passar por tratamento clareador devem antes ser avaliados quanto a necessidade de um tratamento para hipersensibilidade prévio, para que não haja desconforto durante a aplicação do agente clareador.





-----
Dra. Nara Macêdo
CROMG 39055
Rua Felisberto Carrejo, 134, Fundinho. Uberlândia - Minas Gerais.
(34)32363797 / (34)96954727

http://www.netsabe.com.br/uberlandia/anuncio/nara-macedo_2.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, vai ser um prazer responder todas as suas dúvidas. Para melhorar nosso contato, para que eu possa ter certeza que verá a resposta, deixe sempre seu email. Obrigada! Abraços, Dra. Nara Macêdo