terça-feira, 9 de agosto de 2011

Tire suas dúvidas sobre escovação!

Tenho percebido um fato recorrente no consultório: pacientes não sabem exatamente como executar uma boa limpeza dos dentes, e depois que oferecemos orientação, grande parte assume que não realizava corretamente a escovação. Devido à grande aceitação no consultório, vou tentar trazer para o blog um passo a passo de como e quando realizar corretamente a escovação
Escove os dentes em seguida de todas as refeições que realizar, e isso inclui sim os lanches realizados durante o dia. Lembre-se sempre que o escurecimento dos dentes também se dá pelo tempo de ação do corante nos dentes. Portanto, não é somente o fato de tomar café que cora seus dentes, mais o tempo que o corante fica agindo. Pensando assim, crie o hábito, comeu, escove! Comece sempre pelo fio dental. Isso porque os resíduos que saírem no fio dental e ficarem na boca, serão retirados durante a escovação. Caso você escove os dentes primeiro, e passe o fio dental depois, a boca continuará suja. Passe o fio dental entre todos os dentes, e não somente nos que você sente incomodo pela alimentação. O movimento que o fio deve realizar é como o de engraxar sapato, para um lado e para o outro. Não deve ter força, para não machucar o tecido gengival. A parte do fio que passar entre dois dentes, não passará pelos seguintes, para não levar a ‘sujeira’ de um dente para outro. Um modo fácil de não errar, é enrolar o fio dental nos dois dedos indicadores, e ir enrolando a parte utilizada à medida que passar pelos dentes. Sei que falando assim fica difícil, então para facilitar estou postando um vídeo:

Importante: GENGIVA QUE SANGRA AO PASSAR O FIO DENTAL SIGNIFICA QUE NÃO ESTÁ SAUDÁVEL E NECESSITA DO ACOMPANHAMENTO DE UM DENTISTA! SANGRAMENTO GENGIVAL NÃO É NORMAL!

Assim que terminar de usar o fio dental, bocheche os dentes com água, e passe para a escova e a pasta de dentes. Coloque a pasta na escova, lembrando que a quantidade é um grão de ervilha, nada de encher a escova. Molhar ou não a pasta nesse momento, é opcional, e não interfere em nada na qualidade da escovação. O passo a passo está abaixo de um jeito super simples de aprender:

Não use FORÇA nem PRESSÃO durante a escovação. É o movimento que irá tirar a placa acumulada. Assim que terminar de escovar os dentes enxágue a boca, e escove a língua. Nunca esqueça esse passo, pois é ele que garante o hálito fresco pós-escovação. Nesse passo, não basta apenas esfregar a escova sobre a língua, assim estará somente esfregando as bactérias sobre a superfície. Passe a escova fazendo movimento de varredura para fora da boca, enxágüe a língua, passe novamente a escova, enxágüe, repita por 3 vezes e enxágüe a boca. Caso esteja utilizando algum tipo de bochecho, é nessa hora que você deverá realizá-lo
Pronto, seguindo este passo a passo com certeza garantirá uma ótima saúde bucal, ficando longe de doenças como cáries, gengivites entre outros.

Importante: QUALIDADE DA ESCOVA É FUNDAMENTAL PARA A QUALIDADE DA ESCOVAÇÃO. AS BACTÉRIAS SE PROLIFERAM NAS CERDAS DAS ESCOVAS, PREJUDICANDO O RESULTADO. POR ISSO É TÃO IMPORTANTE QUE SE TROQUE AS ESCOVAS A CADA 3 MESES, OU ASSIM QUE AS CERDAS NÃO ESTIVEREM MAIS NA POSIÇÃO ORIGINAL. QUANDO FOR ESCOLHER SUA ESCOVA, DÊ PREFERENCIA ÀQUELAS DE CERDAS MACIAS, POIS NÃO PREJUDICARÃO SUA GENGIVA, E DE CABEÇA PEQUENA, POIS ASSIM ELAS ALCANÇARÃO MAIS FACILMENTE OS DENTES MAIS NO FUNDO DA BOCA.

-------
Dra. Nara Macêdo
Telefones: (34) 3236-3797
                     (34) 9695-4727
Rua Felisberto Carrejo, 134
Fundinho
Uberlândia – MG
dranaramacedo@gmail.com
www.dranaramacedo.blogspot.com 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, vai ser um prazer responder todas as suas dúvidas. Para melhorar nosso contato, para que eu possa ter certeza que verá a resposta, deixe sempre seu email. Obrigada! Abraços, Dra. Nara Macêdo