terça-feira, 19 de outubro de 2010

Clareamento Dental Interno: O que é?


Alterações na coloração dentária são relativamente comuns. O escurecimento dental interno ocorre pelas mais variadas razões, como traumatismos, medicação dentro do canal, derramamento de sangue na estrutura interna dos dentes, entre outras causas. E são nesses casos, onde o paciente necessitou de passar por um tratamento de canal, que se observa com mais freqüência a mudança da cor, passando a ser de amarelado a acinzentado. O tratamento de dentes escurecidos é possível através de métodos de clareamento simples. Assim como o clareamento pode ser realizado na face ‘de fora’ dos dentes, visando um branqueamento, ele também pode ser feito na face ‘interna’ do dente, minimizando esse efeito causado nos dentes que recebem tratamento endodôndico (canal). As atuais técnicas de clareamento para dentes tratados endodonticamente empregam como agente oxidativo o peróxido de hidrogênio a 35%. É um método efetivo, e geralmente apresenta resultados rápidos e satisfatórios. A técnica poderá ser realizada de várias maneiras, podendo durar uma, duas ou até três sessões, dependendo da dificuldade encontrada para chegar a cor desejada. Os resultados podem também variar de acordo com as características individuais de cada paciente. São variações sobre as quais o profissional não tem controle e sujeitas a re-tratamento, em caso de recidivas. Para o sucesso na técnica operatória do clareamento dental e, principalmente, obtenção de resultados mais estáveis, é indispensável a adoção por parte do dentista de diversos cuidados como: planejamento minucioso do caso, avaliação dos riscos, obtenção do registro da cor inicial dos dentes do paciente para posterior comparação e orientações pós-operatórias.




Fica a Dica: Atente para a condição de sua escova. Procure sempre trocá-la de 3 em 3 meses. Caso isso não seja possível, assim que notar que ela está perdendo a cor, a forma, e principalmente, já não cumpre sua função como deveria, mude! 







---
Dra. Nara Macêdo
CROMG 39055
Rua Felisberto Carrejo, 134, Fundinho. Uberlândia - Minas Gerais.
(34)32363797 / (34)96954727

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

SORRIA MAIS!!

Revista Boa Forma - Edição 284 Out/2010 - Página 118 


10 Mandamentos para ser bonita e poderosa

"Mandamento 4: SORRIA MAIS: Encarar o mundo com um sorriso no rosto torna você mais atraente e positiva. Mas vamos combinar que, para liberar o sorriso - e ainda falar de perto, sair bem na foto e usar aquele batom vermelho poderoso - com orgulho é obrigatório exibir dentes bem cuidados. Sem falar que isso também eleva o seu valor no mercado de trabalho como sugerem os pesquisadores Sherry Glied e Matthew Neidell, da Universidade Columbia, nos EUA. É o seu caso? Ótimo! Se ainda não, cuide dos seus com a higiene certa e lembre-se que a Odontologia Estética oferece soluções pra todo tipo de problema hoje em dia. Quer a receita de um sorriso natural e matador? Os dentes ficam a mostra e os olhos ligeiramente encolhidos, sem medo de revelar possíveis ruguinhas."





Fica a Dica: Cremes dentais muito abrasivos desgastam o esmalte e deixam o dente mais poroso, o que facilita a pigmentação. Para saber se está usando a pasta certa, perceba a textura com os dedos. Se sentir como se houvesse grãos de areia, troque!!!








-----
Dra. Nara Macêdo
CROMG 39055
Rua Felisberto Carrejo, 134, Fundinho. Uberlândia - Minas Gerais.
(34)32363797 / (34)96954727

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Clareamento Dental: Dúvidas e Mitos

O que é?
Clareamento dental é um processo no qual manchas do esmalte e da dentina são clareadas. 


Como é feito?
O gel não é abrasivo nem enfraquece os dentes. Quanto maior a sua concentração, mais rápido pode ser o clareamento. Concentrações acima de 20% só podem ser feitas em consultório. O gel nessas concentrações queima as mucosas e necessita cuidados especiais.
Existe também o clareamento caseiro feito com gel de 3,5 a 20% e moldeiras de silicone. Para apresentar resultados, o tratamento caseiro demora 15 dias e o uso do gel e da moldeira varia de 1 a 6 horas por dia. Os tratamentos feitos em consultório exigem pelo menos 2 sessões de cerca de 1h30 a 2 horas e o gel é ativado por uma fonte de luz (LED ou Laser).Pode ser feito também, um tratamento mesclando as duas técnicas, uma combinação de sessão em consultório e sessões de aplicações do gel na moldeira em casa.



O tratamento é seguro ?
Sim. Estudos clínicos mostram que o branqueamento com peróxido de hidrogênio ou carbamida com a supervisão de um dentista é seguro para os dentes e a gengiva.

Qual técnica de clareamento é mais esficaz?
Não existem tratamentos mais ou menos eficazes. Na verdade todos os tipos de clareamento seguem o mesmo princípio: a ação de um gel (peróxido de hidrogênio ou carbamida) em diferentes concentrações, que libera oxigênio, e este altera a cor do dente.

Quanto tempo leva para clarear?
O tempo de clareamento varia de acordo com a coloração dos dentes do paciente. Na média, com o clareamento realizado no consultório, o resultado pode ser obtido em apenas uma ou duas sessões de 1h30 a 2 horas. Com o clareamento doméstico o resultado aparece gradativamente  usando-se o produto confortavelmente em casa. Normalmente em torno de 15 a 20 dias o resultado desejado é alcançado.


Os dentes clareiam por igual?
Em geral, sim. É possível que a porção incisal (ponta dos dentes) branqueie mais rapidamente do que as áreas próximas da gengiva. Em alguns pacientes, o dente clareado ganha uma aparência opaca. Esse quadro é revertido para um dente de aparência mais natural depois de algumas semanas. 




Existem efeitos colaterais?
Para a maioria das pessoas, não. No entanto, alguns sentem algum tipo de sensibilidade temporária (temperaturas altas ou baixas, discreta ou aguda). A sensibilidade diminui gradativamente após o término do tratamento e nunca deixa qualquer efeito residual. Para evitar esse desconforto, o tempo de uso da moldeira pode ser diminuído, pode-se utilizar o dessensibilizante com flúor, com a ajuda de uma moldeira, no período em que se está fazendo o clareamento ou pode-se escovar os dentes com pasta para dentes sensíveis. Evite bebidas carbonatadas, alimentos e bebidas ácidos para evitar sensibilização.


Podemos prognosticar o resultado ?
Em geral, manchas superficiais são removidas facilmente. As manchas mais profundas causadas por tetraciclina, fluorose e trauma pulpar podem ser beneficiadas com o condicionamento. O resultado é subjetivo. Cada paciente responde ao tratamento de forma diferente. Não é possível prever ou afirmar quantos tons o dente vai clarear. Depende da resposta biológica de cada um.


Por quanto tempo o clareamento dura ?
Depende do paciente. Recomenda-se manutenções periódicas regulares. Sem essa manutenção os dentes irão gradativamente escurecendo pelo mesmo motivo que escureceram inicialmente.


Porque os dentes escurecem ?
Há várias causas para a mudança de cor do dente. A mais comum é o consumo de bebidas (café, chá, vinho tinto etc.) e alimentos (beterraba, balas etc.) altamente pigmentados. O consumo de antibióticos durante a infância, idade, 
cigarro e trauma também podem contribuir com o escurecimento.

O agente clareador pode causar câncer?
O maior de todos os mitos é o fato dos peróxidos serem potencializadores de tumores. Na verdade são, porém em concentração acima de 50%. Utilizamos 35% e sem contato nenhum com tecidos moles ou mucosas. Não há relatos de problemas sistêmicos associados a tratamentos clareadores. (Saúde News Journal)


As restaurações mudarão de cor?
Não. Se as restaurações estiverem localizadas na região do sorriso, 
elas precisarão ser trocadas após duas a quatro semanas após o clareamento. Há exceções. Se a faceta for translúcida e estiver recobrindo um dente amarelo, e este for clareado, a aparência da faceta também ficará mais clara. Mas, o material em si não muda de cor.

Há alguma coisa que o paciente possa fazer para evitar a sensibilidade ?
Sim. Evitar certos alimentos e bebidas pode ajudar. Bebidas gasosas (refrigerantes), alimentos e bebidas ácidas (sucos de laranja, limão) abrem os túbulos dos dentes, causando sensibilidade. É importante lembrar que a sensibilidade é passageira e temporária. Ela normalmente desaparece ao final do tratamento.








-----
Dra. Nara Macêdo
CROMG 39055
Rua Felisberto Carrejo, 134, Fundinho. Uberlândia - Minas Gerais.
(34)32363797 / (34)96954727




sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O sorriso conta ao mundo sobre você!

O sorriso conta ao mundo sobre vc! 
Nutre comunicação e felicidade, indica saúde, vitalidade e bem-estar. 
Por toda a história, a ausência ou a presença de um sorriso foi de grande importância, podendo ser o grande responsável pelo êxito ou fracasso de grandes relações ou negociações. 
Um lindo sorriso expande círculos de amizades, abre portas para novas oportunidades, de relacionamento e profissional, e traz algo impressindível em todos os aspectos: auto-confiança. 
Um conselho pra quem não gosta de sorrir é que comece a praticar esse hábito de vida, incorpore o bom-humor ao seu dia-a-dia e abra as portas para o mundo, criando oportunidades e sucesso em sua vida em todos os aspectos. 
Como diria um velho ditado: "Rir é o melhor remédio"!