Uma das queixas mais freqüentes dos pacientes para seus dentistas é o fato de, apesar de escovar bem os seus dentes, não apresentar cáries, ainda assim sente dores e desconfortos com a ingestão de alimentos quentes, doces, mas principalmente frios. A hipersensibilidade é um mal da sociedade atual, acostumada a idas freqüentes aos dentistas, com boa saúde e higiene bucal, caracterizada por uma dor breve e aguda que surge da dentina exposta em resposta a típicos estímulos térmicos, de vapor, táteis, osmóticos ou químicos e a qual não pode ser associada a nenhum outro problema ou doença. O que causaria as dores? A exposição da dentina ou abertura de túbulos dentinários, ou de forma mais fácil, é um fenômeno causado pelo desgaste do dente. O local mais comumente afetado é a região cervical, aquela onde o dente encontra a gengiva. E é causada principalmente pela escovação. A técnica de escovação mal feita, ou então com força excessiva, leva a uma retração da gengiva nessa região, expondo assim partes dos dentes onde a camada de dentina é mais facilmente atingida, já que abaixo da gengiva não temos a camada de esmalte que exerce a função de vedamento, temos apenas uma camada, bem mais fina, mais fácil de ser removida e muitas vezes incapaz de conter os estímulos, chamada de cemento. Esta é a forma mais comum, porém não a única. A sensibilidade pode ser causada também, pelo consumo excessivo de bebidas extremamente ácidas, como vinagre (no tempero de saladas), vinho, coca-cola, sucos de laranja e limão e também energéticos em geral, como Red Bull. Além disso, pode ser causada também, pela abrasão (desgaste) dos dentes, que leva a uma perda em quantidade de esmalte, expondo mais facilmente a dentina, ou em pacientes bulímicos ou com refluxo, onde o ácido do suco gástrico, passando pela boca, leva a um processo chamado de erosão, que assim como a abrasão, leva a diminuição da camada de esmalte. Ou, em casos mais raros, o paciente não possui retração gengival, não consome alimentos ácidos em excesso, não range dentes (bruxismo), não tem refluxo e mesmo assim apresenta sensibilidade. Como explicar? O fato está na própria escovação, independente de jeito ou força, apenas no fato de escovar os dentes. Como assim? Durante as refeições, ingerimos uma diversidade de alimentos, alguns um pouco mais ácidos, outros menos. Ao terminarmos de nos alimentar, o pH da boca, e dos dentes, é caracterizado pelos alimentos que comemos, que geralmente são ácidos. Quando vamos diretamente escovar os dentes, acabamos acelerando um processo de erosão dentária, já que com a escova esfregamos aquele suco ácido por todos os dentes. O ideal seria que aguardássemos cerca de meia hora após o termino da refeição, para que o pH da boca volte ao seu normal e então escovássemos os dentes.
É importante que ao imaginar que está sofrendo de hipersensibilidade, não se automedique, e procure seu dentista, para que ele possa avaliar qual o tratamento mais adequado para seu quadro. E vale lembrar, que dores causadas por cárie, são semelhantes, também levando a desconforto com gelado, doces e alimentos muito quentes.
O tratamento geralmente consiste na retirada da causa, caso essa exista, e uma terapia que poderá ser feita em consultório, ou com a prescrição de pastas dentárias específicas para o caso. Falaremos mais profundamente sobre o tratamento para a hipersensibilidade e como ele funciona no próximo post.
Fica a dica: Pastas de dente para sensibilidade não tratam a sensibilidade já existente, elas apenas servem como agente preventivo para o não surgimento de novos focos de sensibilidade. Para pacientes que já possuam sensibilidade, são indicadas pastas específicas, a base de arginina, acetato de estrôncio ou sais metálicos (zinco, estanho, etc).
-----
Dra. Nara Macêdo
CROMG 39055
Rua Felisberto Carrejo, 134, Fundinho. Uberlândia - Minas Gerais.
(34)32363797 / (34)96954727
http://www.netsabe.com.br/uberlandia/anuncio/nara-macedo_2.html
Dra. Nara Macêdo
CROMG 39055
Rua Felisberto Carrejo, 134, Fundinho. Uberlândia - Minas Gerais.
(34)32363797 / (34)96954727
http://www.netsabe.com.br/uberlandia/anuncio/nara-macedo_2.html
indica o pró alívio.. :P
ResponderExcluir