Dentes mais brancos refletem uma vida mais feliz e saudável! Atualmente com técnicas modernas e seguras é possível clarear os dentes tornando-os mais claros e brilhantes e com garantia de uma ótima saúde bucal. Um sorriso bonito traz mais auto-estima e confiança, abrindo portas e caminhos. Sempre sonhou com o sorriso das estrelas? Agora ele está ao seu alcance! Venha fazer uma avaliação e saia você também sorrindo para a vida, e o melhor, em apenas 1 hora!
Fica a Dica:"Poucas coisas no mundo são mais poderosas que um impulso positivo - um sorriso. Um mundo de otimismo e esperança, um 'você consegue' quando as coisas estão difíceis." Richard De Vos
"Um dia sem rir é um dia desperdiçado." - Charles Chaplin
O ato de dar risadas tem um dia só dele no Brasil: 06 de novembro é o Dia Nacional do Riso. Nada mais justo ao ato que por si só demostra o estado de total FELICIDADE! Um sorriso transmite tudo, é linguagem entre amigos, é sinônimo de satisfação, de aceitação, de agradecimento. É muitas vezes a melhor resposta, pois agrada a quem sorri, e também quem assiste. O sorriso é uma linguagem aceita em qualquer país, e o melhor de tudo... é contagiante! Experimente começar seu dia sorrindo, enxergar a vida com outros olhos: com os olhos de quem sorri! Deixo aqui minha reverência ao sorriso, e ao poder que ele exerce em nossas vidas!
Muitos não sabem, mais o laser é bastante utilizado como terapia na Odontologia, amenizando e em alguns casos até resolvendo problemas como herpes, aftas, hipersensibilidade dentinária, entre outros. Além disso o laser de baixa potência ou laser terapêutico (low level laser therapy – LLLT) tem ação antiinflamatória, analgésica e bioestimulante. Atualmente, deve-se considerar o laser um auxiliar terapêutico indispensável aos consultórios.
APLICAÇÕES E INDICAÇÕES NA ODONTOLOGIA:
Alívio da dor - promove o alívio de dores de diversas etiologias, dores de origem pulpar, dores nevrálgicas, dores em tecido mole, mialgias, dores de pré e pós – operatório, entre outras aplicações.
Reparação tecidual - A fotobioestimulação por laser tem sido empregada de maneira bastante eficaz após tratamento de canal, lesões traumáticas, promovendo uma reparação tecidual mais rápida e com padrão de qualidade tecidual superior.
Redução de edema ou “inchaço” e de hiperemia que seria o aumento da circulação sanguínea local (efeito antiinflamatório, antiedematoso e normalizador circulatório) – Indicado na aplicação do pós operatório de procedimentos no campo da periodontia (inflamações gengivais e dos tecidos de sustentação dos dentes), cirurgia oral menor, etc
Anestesia - Ajuda a diminuir o desconforto do paciente no momento da aplicação da anestesia, visto que pode ser utilizado como pré-anestésico. O laser promove aumento da microcirculação e, desta forma, ajuda na absorção do anestésico, nos casos de pacientes com dificuldade para serem anestesiados.
A laserterapia é bastante eficaz no tratamento da hipersensibilidade dental que está associada a uma dor aguda, súbita e de curta duração. A hipersensibilidade pode ocorrer durante ou após a restauração dental, pela retração da gengiva, e após o clareamento dental.
Outros casos em que a laserterapia é bastante eficaz:
Dores na articulação da mandibula;
Paralisia facial;
Herpes simples (herpes labial);
Herpes zoster;
Hipersensibilidade dentinária;
Afta;
Alveolite (inflamação ou infecção do alvéolo pós extração dentária);
Bioestimulação óssea;
Cárie;
Endodontia (tratamento de canal);
Exodontia (extração);
Língua geográfica (termo usado para descrever a aparência de mapa geográfico da língua, causada por manchas irregulares em sua superfície, de causa desconhecida);
Lesão traumática;
Nevralgia do trigêmio (é uma dor de forte intensidade, basicamente tipo um choque ou um raio que ocorre na face das pessoas. É geralmente de curta duração, a dor vem e volta, e é considerada por algumas pessoas a dor mais forte que o ser humano possa sentir);
Parestesia (Sensações cutâneas subjetivas, por exemplo., frio, aquecimento, formigamento, pressão, etc. que são vivenciadas espontaneamente na ausência de estimulação).
Pergunte ao seu dentista se ele realiza laserterapia e escolha o melhor tratamento para você!
(Adaptado de ABC da Saúde.)
Fica a Dica:LASER, seja ele para terapia, ou para realização de Clareamento Dental, é da cor VERMELHA. Não se deixe enganar!
Ontem foi um dia muito comemorado por nós dentistas, e de muito reconhecimento. Fiquei muito satisfeita com os elogios e parabéns que recebi, e gostaria de deixar aqui registrado meu agradecimento a todas essas pessoas tão especiais que lembraram. Ganhei alguns mimos também:
E um em especial que 'alimentou' minha curiosidade por coisas diferentes pelo mundo a fora. Uma paciente que esteve nos EUA trouxe para mim uma escova de dente descartável. Isso mesmo, a escova de dente é DESCARTÁVEL. Ela disse que é muito comum que os americanos a tenham em casa, para o caso de visitas, carreguem nas bolsas, ou até as comprem quando esquecem as suas durante viagens. O pacote vinha com duas, usei uma para experimentar, e só então me lembrei de tirar fotos para colocar a curiosidade no blog. Ela é pequena e toda plástica, as cerdas são bem diferentes das nossas utilizadas aqui, e vem com uma bolinha, que estoura quando começamos a escovar (tem a função da pasta de dente, porém é líquida). Do outro lado a escova se afunila, fazendo o formato de um palito. Bastante interessante não é? A empresa que fabrica as escovas nos EUA é bastante conhecida no Brasil, porém não tem previsão de lançamento deste modelo por aqui. Segue as fotos:
Parabéns aos colegas de profissão, aos estudantes de Odontologia, aos mestres, que se dedicam a levar o conhecimento para formar novos e melhores profissionais. Queria deixar aqui registrado o meu muito obrigada aos meus pacientes, que são parte fundamental do meu dia a dia e do meu prazer em exercer essa profissão tão maravilhosa!
E só de coisa boa eu vivo, muito bom acordar todos os dias pra ir pro consultório encontrar com pacientes e pessoas especiais assim... Faz cada momento ruim ser esquecido!
PS: Em breve novidades sobre clareamento para vocês!!!
Inédito no Brasil, estudo publicado no The International Journal of Prosthodontics, órgão oficial do Colégio Internacional de Protesistas, é apresentado no Congresso Internacional de Odontologia do Centenário da APCD, no Expor Center Norte.
“Tem bruxismo? Isso é stress”. Quem convive com o problema de apertar e ranger os dentes enquanto dorme já ouviu esta frase, pelo menos, uma vez na vida. Depois de dez anos de estudos, um grupo de pesquisadores em dor orofacial, bruxismo e desordens do sono da PUC do Rio Grande do Sul, comandado pelo cirurgião-dentista Márcio Lima Grossi, começa a dar uma nova abordagem ao problema, na qual o stress deixa de ser o vilão do bruxismo para tornar-se apenas um coadjuvante. Para estes estudiosos, o bruxismo está associado à dificuldade de se respirar durante o sono leve – estágio anterior ao sono profundo.
A pesquisa demonstrou que o uso de um dispositivo de avanço mandibular (conhecido por “placa de ronco”) durante 30 dias melhorou significativamente o bruxismo de 27 dos 28 pacientes estudados. Dos pesquisados, 13 eram mulheres e 15 homens, entre 12 e 42 anos. “O bruxismo e a apneia têm relação à dificuldade da passagem do ar. Imagine uma freeway. No bruxismo, todos os carros passam com uma velocidade menor. Na hipopnéia, só 50% dos carros passam; e na apnéia, nenhum carro passa”, explica o cirurgião-dentista Márcio Lima Grossi, mestre pela Universidade de Michigan, doutor pela Universidade de
Toronto e membro da Associação Gaúcha do Sono,
ligada à Sociedade Brasileira do Sono.
Distúrbios do sono
O primeiro estudioso do sono a descobrir a função do bruxismo para a respiração foi o cirurgião-dentista franco-canadense Gilles Lavigne, Professor Titular e Diretor da Faculdade de Odontologia da Universidade de Montreal, autor do primeiro livro no mundo sobre as desordens do sono para cirurgiões-dentistas – “Sleep Medicine for Dentists: A Practical Overview”.
Segundo Lavigne, quando uma pessoa está acordada, a cabeça fica na posição ereta e a mandíbula na horizontal. Quando dorme, a cabeça fica na horizontal. A mandíbula fica na vertical e cai para trás. O bruxismo faz parte de um mecanismo de acordar/despertar, em geral no estágio do sono leve – quando a necessidade de oxigênio é maior do que no sono profundo. Sua função é manter a passagem das vias aéreas e a lubrificação da cavidade oral.
“Neste processo, a mandíbula é projetada à frente pelos músculos da região até os dentes entrarem em contato. A musculatura fica tensa para evitar que a mandíbula volte a cair para trás. É neste momento que a pessoa range e/ou aperta os dente. Esse mecanismo evita que a mandíbula volte a cair para trás, o que reduziria novamente a passagem do ar na regiãodo orofaringe – que fica atrás do nariz e da boca”, ensina Grossi.
O bruxismo normal ou fisiológico não provoca sintomas. Já o patológico ocorre em pessoas com dificuldade de entrar em sono profundo. “Quem fica muito tempo no sono leve pode ter até 40 minutos de bruxismo por noite. De manhã, tende a apresentar sensibilidade nos dentes da frente, dores de cabeça, na face e na articulação logo à frente dos ouvidos (articulação têmporo-mandibular). A longo prazo, corre o risco de ter desgaste excessivo dos dentes e o aumento do tamanho dos músculos da face”, diz o professor da PUC-RS. O bruxismo pode acontecer com o indivíduo acordado, e sua etiologia é diferente do bruxismo do sono, e normalmente não possui sintomas. É apenas um hábito adquirido que precisa ser mudado.
Vários fatores contribuem para retardar o sono profundo: sobrepeso, mandíbula muito pequena, úvula e/ou amídala grandes, consumo de álcool e drogas, predisposição genética, baixa produção de saliva, alimentação pesada antes de dormir, stress e luminosidade ou barulho no quarto que perturbem o sono, entre outros.
O tratamento clássico do bruxismo pode ser feito por meio de placas para proteger dentes e relaxar os músculos, as “placas de bruxismo”. Os dispositivos de avanço mandibular ou “placas de ronco” eram originalmente usadas por pessoas com dificuldades de passagem de ar ao dormir (apneia/hipoapneia), mas estas placas agora mostraram no estudo também reduzir significativamente o bruxismo do sono. “O bruxismo do sono pode ocorrer sem apnéia/hipopnéia. Mas se elas ocorrerem, haverá necessariamente o bruxismo”, conclui Grossi.
Ele adverte que nem todos os casos de bruxismo do sono podem ser tratados por cirurgiões-dentistas. “Se a pessoa tem problemas de bruxismo, ronco e apnéia, precisa procurar um laboratório do sono e ser avaliada por uma equipe médica, que vai fazer o diagnóstico de apnéia/hipopnéia ou outros distúrbios do sono. O tratamento então é multidisciplinar”, afirma.
Fonte: Portal Bagaraí
Clipping do Dia: 31/01/2011 ( do Crosp ) Data de Veiculação: 30/01/2011
O poder do sorriso é grande. O sorriso é um cartão de visitas, que pode até revelar o estado da alma. Momentos de felicidade se traduzem em um simples sorriso. Sorrir não tem preço e torna a vida de todo mundo mais gostosa. O sorriso traduz pequenos gestos, pode ser de cumprimento, agradecimento ou de cumplicidade.
Por tudo isso é preciso valorizar os profissionais que trabalham para que possamos abrir sempre um lindo sorriso, cuidando com zelo dos nossos dentes e da saúde bucal. Sorria sempre, isso faz bem!
Pratica esportes de contato? Seja futebol, handebol, basquete, corrida, equitação, jiu jitsu, karatê, boxe... É importante que você proteja seus dentes de um possível trauma.
É verdade que os atletas mais bem orientados quanto ao uso de protetores bucais são os que praticam lutas em geral. Isso porque eles recebem golpes diretamente no rosto, podendo mais facilmente sofrer traumas faciais e dento-alveolares. Porém, todos os tipos de esportes que tenham contato, seja homem a homem, homem com a bola, ou risco de tombos, necessitam de protetor bucal. Além disso, para crianças, é importante que se use para pratica de educação física, e até mesmo nos horários de "recreio" nas escolas, onde comprovadamente acontecem a maioria dos acidentes, como tombos, cabeçadas, encontrões, que acabam ferindo a criança e/ou levando a perda prematura de um dente.
Vale lembrar que o protetor bem feito não protege apenas os dentes, mas gengivas, bochechas, articulação, parte óssea e até de traumas cervicais.
Mas então, chegamos a questão: Qual o melhor protetor bucal a ser utilizado? Segue abaixo um quadro com uma comparação entre os protetores bucais pré-fabricados e os personalizados:
Depois de pronto o protetor bucal também necessita de alguns cuidados para que dure o máximo possível:
1) Nunca colocá-lo em água quente ou morna;
2) Sempre, após o uso, higienizá-lo (com escova e pasta de dentes) e guardá-lo em local adequado;
3) Uma vez por semana deixá-lo de molho por 1 hora em um copo de água filtrada e 2 gotas de água sanitária, para remover as bactérias que possam estar proliferando no local. Após retirá-lo, lavar com pasta e escova, para então utilizá-lo novamente.
O protetor só deve ser trocado case se rompa, rasgue e deforme ou caso o atleta perca algum dente, sofra algum trauma, troque alguma restauração, ou seja, mude alguma coisa na estrutura para qual a placa foi feita.
Passa do meio do ano e já começaram as operações "Verão 2012". Emagrecer, pernas e bumbum mais torneados, cabelos mais tratados... E que tal adicionar um novo item para você arrasar no verão? Escolha um NOVO SORRISO! Até porque, depois de seguir a risca malhação e dieta e chegar ao tão sonhado corpo você só vai querer uma coisa: SORRIR!
Faça aquele clareamento, que você sempre quis, mais que acabou adiando com a correria do dia-a-dia. Aquela correção daqueles dentinhos um pouco fora de posição, ou quem sabe daquele espacinho que sempre te incomodou entre os dentes da frente. Aquele sorriso que mostra demais a gengiva, te deixando menos confortável ao sorrir, ou aquelas restaurações prateadas que a tempos você queria trocar. Transforme seu sorriso e delicie-se com os resultados que virão. Está provado que pessoas que sorriem mais tem maiores oportunidades de emprego, mais chances de encontrar um parceiro, são mais bem sucedidas e realizadas e se relacionam com maior exito com outras pessoas. Além disso, um belo sorriso, bem cuidado, e clarinho, é rapidamente associado à saúde e juventude.
E então? Está esperando o quê para se destacar ainda mais no verão e em todas as outras estações que vierem? Procure já o dentista, e depois é só esperar pelos elogios, que com certeza virão!
Fica a dica:Uma bela gargalhada estimula o sistema imunológico: Sorrir pode realmente melhorar sua saúde física. Seu corpo fica mais relaxado quando você sorri, o que contribui para uma boa saúde e um sistema imunológico mais forte.
Tenho percebido um fato recorrente no consultório: pacientes não sabem exatamente como executar uma boa limpeza dos dentes, e depois que oferecemos orientação, grande parte assume que não realizava corretamente a escovação. Devido à grande aceitação no consultório, vou tentar trazer para o blog um passo a passo de como e quando realizar corretamente a escovação.
Escove os dentes em seguida de todas as refeições que realizar, e isso inclui sim os lanches realizados durante o dia. Lembre-se sempre que o escurecimento dos dentes também se dá pelo tempo de ação do corante nos dentes. Portanto, não é somente o fato de tomar café que cora seus dentes, mais o tempo que o corante fica agindo. Pensando assim, crie o hábito, comeu, escove! Comece sempre pelo fio dental. Isso porque os resíduos que saírem no fio dental e ficarem na boca, serão retirados durante a escovação. Caso você escove os dentes primeiro, e passe o fio dental depois, a boca continuará suja. Passe o fio dental entre todos os dentes, e não somente nos que você sente incomodo pela alimentação. O movimento que o fio deve realizar é como o de engraxar sapato, para um lado e para o outro. Não deve ter força, para não machucar o tecido gengival. A parte do fio que passar entre dois dentes, nãopassará pelos seguintes, para não levar a ‘sujeira’ de um dente para outro. Um modo fácil de não errar, é enrolar o fio dental nos dois dedos indicadores, e ir enrolando a parte utilizada à medida que passar pelos dentes. Sei que falando assim fica difícil, então para facilitar estou postando um vídeo:
Importante: GENGIVA QUE SANGRA AO PASSAR O FIO DENTAL SIGNIFICA QUE NÃO ESTÁ SAUDÁVEL E NECESSITA DO ACOMPANHAMENTO DE UM DENTISTA! SANGRAMENTO GENGIVAL NÃO É NORMAL!
Assim que terminar de usar o fio dental, bocheche os dentes com água, e passe para a escova e a pasta de dentes. Coloque a pasta na escova, lembrando que a quantidade é um grão de ervilha, nada de encher a escova. Molhar ou não a pasta nesse momento, é opcional, e não interfere em nada na qualidade da escovação. O passo a passo está abaixo de um jeito super simples de aprender:
Não use FORÇA nem PRESSÃO durante a escovação. É o movimento que irá tirar a placa acumulada. Assim que terminar de escovar os dentes enxágue a boca, e escove a língua. Nunca esqueça esse passo, pois é ele que garante o hálito fresco pós-escovação. Nesse passo, não basta apenas esfregar a escova sobre a língua, assim estará somente esfregando as bactérias sobre a superfície. Passe a escova fazendo movimento de varredura para fora da boca, enxágüe a língua, passe novamente a escova, enxágüe, repita por 3 vezes e enxágüe a boca. Caso esteja utilizando algum tipo de bochecho, é nessa hora que você deverá realizá-lo.
Pronto, seguindo este passo a passo com certeza garantirá uma ótima saúde bucal, ficando longe de doenças como cáries, gengivites entre outros.
Importante: A QUALIDADE DA ESCOVA É FUNDAMENTAL PARA A QUALIDADE DA ESCOVAÇÃO. AS BACTÉRIAS SE PROLIFERAM NAS CERDAS DAS ESCOVAS, PREJUDICANDO O RESULTADO. POR ISSO É TÃO IMPORTANTE QUE SE TROQUE AS ESCOVAS A CADA 3 MESES, OU ASSIM QUE AS CERDAS NÃO ESTIVEREM MAIS NA POSIÇÃO ORIGINAL.QUANDO FOR ESCOLHER SUA ESCOVA, DÊ PREFERENCIA ÀQUELAS DE CERDAS MACIAS, POIS NÃO PREJUDICARÃO SUA GENGIVA, E DE CABEÇA PEQUENA, POIS ASSIM ELAS ALCANÇARÃO MAIS FACILMENTE OS DENTES MAIS NO FUNDO DA BOCA.
Não acha possível? Pois saiba que o “One Day Treatment” vem conquistando cada vez mais adeptos, pessoas que precisam de um sorriso perfeito em muito pouco tempo.
Porém, antes do dia da realização do tratamento o dentista precisará realizar uma criteriosa avaliação. Durante esta consulta ele identificará as queixas principais do paciente, irá expor as possibilidades do tratamento, além de fazer moldagens, fotografias,exames radiográficos e tudo mais que julgar necessário para que tenha um perfeito planejamento do que será feito.
Segue abaixo alguns procedimentos que podem ser realizados em apenas um dia, e os resultados que oferecem:
1) Troca de restaurações de amálgama por restaurações brancas: O dentista fará a avaliação dos dentes que receberão as novas restaurações através de exames de RX e avaliação clínica. As restaurações poderão ser trocadas por resina composta, que será feita imediatamente após a retirada do antigo material restaurador, ou poderão ser feitos blocos de porcelana ou cerômero, que apesar de serem confeccionados não por dentistas, e sim por protéticos, já podem, quando a opção é o o “One Day”, serem executados no mesmo dia.
2)Clareamento a laser: Já existe no mercado uma nova técnica de clareamento, através de um aparelho que emite luz verde, e permite um resultado mais branco em apenas uma hora. Isso mesmo, com este novo equipamento, não é mais necessário as repetições das seqüências clinicas de clareamento, nem mesmo o uso das moldeiras em casa. O paciente fará apenas uma sessão de uma hora, e sairá com um sorriso branco como sempre quis. E o melhor, como a luz desse novo equipamento é fria, diminui significantemente o risco do paciente desenvolver sensibilidade pós-tratamento.
3)Troca de restaurações anteriores, transformações dentais e fechamento de diastemas: parte do mesmo pressuposto das trocas de restaurações. Após criteriosa avaliação o paciente virá para o “One Day” já com seu caso planejado, e sairá com o sorriso que esperava.
4)Peeling gengival: tem como indicação clarear a gengiva escura, mais freqüente em negros, orientais e fumantes. É realizado como uma espécie de esfoliação, onde a camada mais externa da gengiva, e conseqüentemente mais pigmentada é removida.
5)Botox: É usado para relaxar a musculatura da região interna dos lábios superiores ou na região do nariz. Dessa forma, ao sorrir, o lábio não sobe tanto, deixando o sorriso gengival mais discreto. Não é um tratamento definitivo, mais é menos invasivo que uma cirurgia utilizada para o mesmo fim. Caso o paciente goste do resultado, poderá partir para a operação.
6) Raspagem e profilaxia: É o procedimento padrão de retornos ao dentista, e pode ser incluso no "One Day", antes do inicio dos demais tratamentos.
O mais interessante do “One Day” é a possibilidade da realização de todos estes tratamentos em conjunto, em um único dia, podendo o paciente entrar pela manhã no consultório, e sair a tardinha com o sorriso completamente modificado.
É uma opção bastante interessante para pacientes que não gostam de ir ao dentista, ou não gostam de ter que ficar retornando várias vezes para terminar seu tratamento.
Curiosidade: A Panasonic acaba de lançar uma nova câmera que é um "photoshop portátil". Ela é da linha Lumix, e o que faz ela se destacar no meio das outras câmeras da concorrência é que ela dar uma retocada na sua foto se você quiser. Simplesmente com um toque na sua tela touchscreen ela pode deixar seus dentes mais brancos, remover as malditas olheiras, aplicar uma maquiagem de leve e diminuir um pouco o seu rosto. Além de aplicar maquiagem a Lumix FX77 ainda aproveita para dar uma brozeada na sua pele, remover rugas tudo isso por intermédio de um programa que é nativo dela mesmo. Sem falar que ela possui uma resolução de 12.1 megapixel e grava vídeos em Full HD. Segue abaixo uma foto com as correções que a câmera é capaz de fazer.
É gente, acho que o clareamento de verdade acaba ficando bem mais natural, mas para quem quer ter uma ideia de como ficará após o tratamento, é uma possibilidade.
A Dra. Nara Macêdo se formou na Universidade Federal de Uberlândia, e atua nas áreas de Estética (limpezas, raspagens, polimentos dentais, restaurações em resina, restaurações em dentes da frente, transformações dentais, clareamentos, coroas de porcelanas, facetas), Cirurgias em Geral,Tratamento de Canal, Próteses (fixas, de grampos, dentaturas), Odontopediatria, Odontogeriatria e DTM (Bruxismo, apertamento, dores e estalos na região da articulação têmporo mandibular).