terça-feira, 5 de abril de 2011

Trauma dental: Como salvar um dente perdido em um tombo/acidente

Um acidente grave ou um simples tropeção pode ocasionar a perda traumática de um ou mais dentes. A perda de todo o elemento dental (o dente sai completamente da boca) é chamada de AVULSÃO. Estudos mostram que esses dentes podem ser salvos, se forem tomadas as devidas precauções e o reimplante feito o quanto antes. Deve-se então agir com rapidez. Quanto menor o tempo dispensado desde os primeiros socorros até o encaminhamento do paciente ao cirurgião-dentista, melhores serão os resultados finais. O dente deve ser localizado em menor tempo possível no local do acidente. Assim que encontrado, deve ser segurado pela coroa do dente e nunca pela raíz (a coroa é a parte externa do dente, a que vemos na boca, enquanto que a raíz é a parte que fica dentro da gengiva e do osso). O dente não deverá ser lavado, escovado, raspado e nem mesmo colocado em água corrente, mesmo que ele esteja sujo. Ele deverá ser guardado ou em soro fisiológico, ou peça para que o acidentado cuspa em um copo, e coloque o dente na saliva. O dente de maneira nenhuma deverá ficar desidratado, pois isso impede completamente a possibilidade dele retornar a boca. Então nada de enrolar em lenços, papeis ou colocar no bolso. Entre em contato imediatamente com seu dentista, 
explique a situação e vá o mais rápido possível para o consultório. Lá ele realizará o procedimento necessário e avaliará a possibilidade ou não de fazer o reimplante. Caso o reimplante seja feito, em seguida o dentista confeccionará uma contenção, que visualmente lembra um aparelho fixo. A função dela será manter o dente em posição (como é feito quando quebramos algum osso e somos engessados), para que ele possa passar pelo processo de reparo sem novos traumas. Essa contenção deverá ser usada por aproximadamente 15 dias. Após esse tempo ela é removida, e é feito um RX para avaliar a cicatrização. Na maioria dos casos é necessário que seja tratado o canal do dente. Isso porque quando ele foi avulcionado, ele cortou o fluxo sanguíneo, levando assim a morte (ou necrose) da polpa do dente. Após o termino do tratamento, o paciente será orientado que deverá fazer retornos periódicos ao seu dentista, visando o controle do dente.
Mantenedor de espaço (dentes da frente)
Vale ressaltar que esse procedimento é feito apenas para dentes permanentes. Nos casos de trauma e o dente perdido for um dente decíduo (ou de leite), o dente não será reimplantado. Mas mesmo assim o cirurgião dentista deve ser procurado com urgência. Ele avaliará a necessidade de suturas, contenções, e dependendo da idade o paciente, providenciará a confecção de um mantenedor de espaço (um aparelho que será
 colocado com a função de manter o espaço deixado pelo dente que foi perdido), para que os demais dentes decíduos não tomem o espaço que era do dente que avulcionou, não prejudicando assim o nascimento dos permanentes quando for o momento certo.
Vale lembrar que o mais importante nessas horas é manter a calma e seguir corretamente o procedimento para o transporte do dente. E procure imediatamente o seu dentista.


----
Dra. Nara Macêdo
CROMG 39055
Cirurgiã-Dentista
Rua Felisberto Carrejo, 134, Fundinho.
(34) 3236-3797/ (34) 9695-4727
ns.macedo@yahoo.com.br