terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Diastemas

Diastemas são conhecidos como espaços existentes entre dois dentes, quando eles não se tocam. É mais comum aparecer entre os dois incisivos centrais (ou os dois dentes da frente), e nesses casos incomodam muito o paciente. Mas os diastemas também podem aparecer entre outros dentes, ou até entre vários dentes ao mesmo tempo. Na maioria dos casos, os pacientes não querem recorrer a um tratamento ortodôntico para o fechamento desses espaços, pelo tempo e principalmente pelo comprometimento estético provocado pelos aparelhos. Então recorrem a Odontologia Estética, que oferece uma solução mais simples e rápida.


Nesses casos, é feito por parte do Cirurgião Dentista, um planejamento, que inclui exames clínicos, radiográficos, moldagem para confecção de modelos de estudo e análise da posição do dentes, verificando se apenas acréscimos de resina poderão resolver o problema, ou se serão necessários desgastes dentários para um melhor posicionamento dos dentes, e assim, um resultado mais harmônico no sorriso do paciente. É feita também uma análise da fonação do paciente, já que os espaços entre os dentes levam a passagem do ar e caracterização na fala. Nos casos em que o comprometimento for grande, é aconselhável o acompanhamento de um fonoaudiólogo, e também a confecção de uma restauração provisória para que o paciente se acostume não só à condição da fala alterada, mas também a transformação dos dentes frente ao espelho.
O resultado do fechamento geralmente é satisfatório, reproduzindo a cor e textura do dente natural e recuperando o fator estético, devolvendo a harmonia do sorriso.  Apesar disso é necessária a orientação do paciente, que aguarde por duas semanas para que se acostume com o novo sorriso, que apesar de estético, será estranhado por ele e pelos familiares e amigos. 


Fica a Dica: Já é possível apresentar uma lista de alimentos quem cuidam da saúde da boca, confiram:
1) Própolis: com ação anti-inflamatória e cicatrizante, matém gengivas saudáveis.
2) Café, chá-verde, cranberry e romã: tem substâncias com poder antimicrobiano, inibindo a formação da placa bacteriana - responsável pelo aparecimento da cárie.
3)Alho e iogurte probiótico: apresentam efeitos antiinflamatório e anticárie, protegendo dentes e gengiva.

Além disso, dois hábitos diários podem ajudar a proteger o sorriso: comer a cada 3 horas e mastigar bem. São medidas que aumentam a produção de saliva, importante para afastar as bactérias e evitar a cárie e o mau hálito.
(Fonte: Patrícia Davidson Haiat, nutricionista no Rio de Janeiro, para a Revista Boa Forma de dezembro de 2010.)

-----
Dra. Nara Macêdo
CROMG 39055
Rua Felisberto Carrejo, 134, Fundinho. Uberlândia - Minas Gerais.
(34)32363797 / (34)96954727