terça-feira, 16 de novembro de 2010

Facetas: O que são?


Recurso comumente utilizado para transformação do sorriso de pessoas famosas, onde o uso de aparelhos ortodônticos estão contra-indicados e é necessário uma transformação significativa dos dentes, em pouco tempo, sem comprometimento estético. Muito pouco divulgado por dentistas, e conhecido por leigos, é uma forma muito mais rápida de corrigir pequenos desvios no sorriso, dentes ligeiramente fora de posição, escurecidos (em casos em que o clareamento não surte efeito), espaços entre os dentes (diastemas), dentes encurtados, com formato insatisfatório, entre outros casos. Por ainda ser uma novidade na Odontologia, poucos profissionais se arriscam a executar o trabalho.
Caracteriza-se por ser como uma “capa”, colocada somente na parte frontal dos dentes. São muito fortes e resistentes, tanto ao desgaste quanto à descoloração.
São confeccionadas a partir de um pequeno desgaste na parte da frente dos dentes, previamente planejado através de um modelo de estudo, onde é feito um preparo para futuramente se cimentar a peça de porcelana, caso seja essa a opção de material a ser trabalhado, ou, a partir do preparo pode-se começar o processo de reconstrução do dente, na mesma sessão, caso o material de escolha para a restauração seja a resina.

Passo a passo:

1)    Exame inicial e indicação da faceta. A moldagem pode ser realizada nesta sessão, para que o dentista tenha um modelo de estudo, e sobre ele irá planejar os desgastes que deverão ser feitos e os dentes que irão receber as facetas.
2)    Na segunda sessão é feito o desgaste da parte frontal do dente. Nos caso em que a opção seja a porcelana (chamada de faceta indireta), após o desgaste é feita a moldagem do preparo para que este seja mandado para o protético confeccionar a peça de porcelana. Em seguida o dentista fará uma faceta provisória para o paciente, que poderá ser de resina acrílica ou a própria resina fotoativada. Já nos casos em que o material escolhido para a reconstrução seja a resina (chamada de faceta direta), após o preparo, segue-se com a reconstrução do dente.
3)   Terceira Sessão: Faceta Indireta: é feita a prova da porcelana, a cimentação e os ajustes. Faceta Direta: é feito o acabamento e polimento da restauração feita na sessão anterior.


O procedimento além de simples e rápido, cria uma mudança significativa na estética dos dentes do paciente, preservando a estrutura dental sadia, já que os desgastes serão feitos somente na parte de esmalte do dente.Como qualquer restauração, as facetas exigem reavaliação constante do seu dentista; contudo, a manutenção consiste apenas na higienização das superfícies dentais e, em especial, da junção dente-restauração e controle radiográfico.


Prós e Contras dos materiais utilizados na confecção das facetas: 

Facetas de Resina:
- Menor desgaste do dente natural.
- Número menor de sessões
- Resistência e alta qualidade estética
- Custo menor
Contra: a restauração pode ser mais facilmente manchada.

Facetas de Porcelana:
- Maior desgaste do dente 
- A cimentação é feita com cimentos resinosos estéticos (da cor do dente
- Alta qualidade estética (imperceptível)
 - São necessárias mais sessões.
Contra: maior custo.
Caso realizado e gentilmente cedido pelo Dr. Maurício Querido.
-----
Dra. Nara Macêdo
CROMG 39055
Rua Felisberto Carrejo, 134, Fundinho. Uberlândia - Minas Gerais.
(34)32363797 / (34)96954727

http://www.netsabe.com.br/uberlandia/anuncio/nara-macedo_2.html

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Tratamentos para hipersensibilidade


Depois de falarmos sobre o que é e o que causa a sensibilidade dentária, iremos falar um pouco sobre o que pode ser feito pra o alívio dos sintomas.
A primeira tentativa do dentista deverá ser no sentido de orientar o paciente para evitar os fatores de risco, recomendar a redução dos ácidos em excesso da dieta, educar quanto a escovação distante do horário das refeições (30 minutos depois) e instruir no que diz respeito a hábitos de escovação extremamente freqüentes ou agressivos.
Em seguida faz-se o acompanhamento, e o paciente pode ou não notar a redução dos sintomas. Caso a dor à estímulos persista o dentista deverá iniciar um tratamento específico para a hipersensibilidade que poderá ser:

1) Invasivos: são muito pouco utilizados por se tratarem de tratamentos definitivos, que vão desde um acréscimo de resina até cirurgias de enxerto mucogengival e pulpectomias.

2) Não invasivos: em geral são a opção de escolha do cirurgião dentista, por serem reversíveis, não causarem desconforto ao paciente e por gerarem resultados satisfatórios. Incluem tratamentos como fluorterapia, prescrição de cremes dentais corretos para uso e aplicações de agentes dessensibilizantes tópicos em consultório.

Segue-se o acompanhamento do paciente, que geralmente tem uma remissão dos sintomas. Caso o paciente siga com os relatos de dor, sem nenhum ou com pouco alívio deve-se manter a terapia indicada a longo prazo, revendo regularmente o paciente e reconsiderar os fatores de predisposição à sensibilidade. O tratamento não é definitivo e requer retornos semestrais ao dentista, para acompanhamento e avaliação.
Novas pastas foram lançadas recentemente pelas marcas Colgate e Sensodyne, à base de arginina e acetato de estrôncio respectivamente, buscando o alívio imediato, após a aplicação da pasta sobre os dentes, dos sintomas da hipersensibilidade. Estudos clínicos comprovam a eficácia, porém estas deverão ser indicadas pelo dentista, com critério e dependendo da necessidade avaliada do seu paciente.

Fica a dica: Pacientes que desejam passar por tratamento clareador devem antes ser avaliados quanto a necessidade de um tratamento para hipersensibilidade prévio, para que não haja desconforto durante a aplicação do agente clareador.





-----
Dra. Nara Macêdo
CROMG 39055
Rua Felisberto Carrejo, 134, Fundinho. Uberlândia - Minas Gerais.
(34)32363797 / (34)96954727

http://www.netsabe.com.br/uberlandia/anuncio/nara-macedo_2.html

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Hipersensibilidade dentinária


Uma das queixas mais freqüentes dos pacientes para seus dentistas é o fato de, apesar de escovar bem os seus dentes, não apresentar cáries, ainda assim sente dores e desconfortos com a ingestão de alimentos quentes, doces, mas principalmente frios. A hipersensibilidade é um mal da sociedade atual, acostumada a idas freqüentes aos dentistas, com boa saúde e higiene bucal, caracterizada por uma dor breve e aguda que surge da dentina exposta em resposta a típicos estímulos térmicos, de vapor, táteis, osmóticos ou químicos e a qual não pode ser associada a nenhum outro problema ou doença. O que causaria as dores? A exposição da dentina ou abertura de túbulos dentinários, ou de forma mais fácil, é um fenômeno causado pelo desgaste do dente. O local mais comumente afetado é a região cervical, aquela onde o dente encontra a gengiva. E é causada principalmente pela escovação. A técnica de escovação mal feita, ou então com força excessiva, leva a uma retração da gengiva nessa região, expondo assim partes dos dentes onde a camada de dentina é mais facilmente atingida, já que abaixo da gengiva não temos a camada de esmalte que exerce a função de vedamento, temos apenas uma camada, bem mais fina, mais fácil de ser removida e muitas vezes incapaz de conter os estímulos, chamada de cemento. Esta é a forma mais comum, porém não a única. A sensibilidade pode ser causada também, pelo consumo excessivo de bebidas extremamente ácidas, como vinagre (no tempero de saladas), vinho, coca-cola, sucos de laranja e limão e também energéticos em geral, como Red Bull. Além disso, pode ser causada também, pela abrasão (desgaste) dos dentes, que leva a uma perda em quantidade de esmalte, expondo mais facilmente a dentina, ou em pacientes bulímicos ou com refluxo, onde o ácido do suco gástrico, passando pela boca, leva a um processo chamado de erosão, que assim como a abrasão, leva a diminuição da camada de esmalte.  Ou, em casos mais raros, o paciente não possui retração gengival, não consome alimentos ácidos em excesso, não range dentes (bruxismo), não tem refluxo e mesmo assim apresenta sensibilidade. Como explicar? O fato está na própria escovação, independente de jeito ou força, apenas no fato de escovar os dentes. Como assim? Durante as refeições, ingerimos uma diversidade de alimentos, alguns um pouco mais ácidos, outros menos. Ao terminarmos de nos alimentar, o pH da boca, e dos dentes, é caracterizado pelos alimentos que comemos, que geralmente são ácidos. Quando vamos diretamente escovar os dentes, acabamos acelerando um processo de erosão dentária, já que com a escova esfregamos aquele suco ácido por todos os dentes. O ideal seria que aguardássemos cerca de meia hora após o termino da refeição, para que o pH da boca volte ao seu normal  e então escovássemos os dentes.

É importante que ao imaginar que está sofrendo de hipersensibilidade, não se automedique, e procure seu dentista, para que ele possa avaliar qual o tratamento mais adequado para seu quadro. E vale lembrar, que dores causadas por cárie, são semelhantes, também levando a desconforto com gelado, doces e alimentos muito quentes.

O tratamento geralmente consiste na retirada da causa, caso essa exista, e uma terapia que poderá ser feita em consultório, ou com a prescrição de pastas dentárias específicas para o caso. Falaremos mais profundamente sobre o tratamento para a hipersensibilidade e como ele funciona no próximo post




Fica a dica: Pastas de dente para sensibilidade não tratam a sensibilidade já existente, elas apenas servem como agente preventivo para o não surgimento de novos focos de sensibilidade. Para pacientes que já possuam sensibilidade, são indicadas pastas específicas, a base de arginina, acetato de estrôncio ou sais metálicos (zinco, estanho, etc).


-----
Dra. Nara Macêdo
CROMG 39055
Rua Felisberto Carrejo, 134, Fundinho. Uberlândia - Minas Gerais.
(34)32363797 / (34)96954727

http://www.netsabe.com.br/uberlandia/anuncio/nara-macedo_2.html

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Fique de olho no seu sorriso!


A preocupação com o sorriso tem se tornado tema de diversas publicações, em revistas renomadas, jornais nacionais e em programas de TV. O brasileiro tem tomado consciencia da necessidade de cuidados bucais, higiene diária. Mas vai além disso. Cada dia mais a busca pela estética bucal toma espaço junto a busca da perfeição: o corpo perfeito, o cabelo perfeito, a pele perfeita, O SORRISO PERFEITO.
E edição número 2189 da Revista Veja de 3 de novembro de 2010 traz em uma de suas reportágens o tema: 'O roteiro do sorriso saudável'. A reportágem traz dicas interessantes no que diz respeito aos itens básicos para uma completa higienização da boca: escova e pasta de dente, fio/fita dental, limpador de língua.E mostra que com a constante criação de novos itens e marcas na indústria da higiene bucal, a compra desses simples itens tem se tornado um dilema para os brasileiros.
 Alguns trechos interessantes:

 -A escova de dente adequada: o ideal é que tenha cabeça pequena, para alcançar os dentes posteriores, e as cerdas macias ou extramacias, paralelas e de tamanho uniforme, para limpar sem agredir. A técnica é mais importante que o vigor na remoção da placa bacteriana - cerdas deformadas são um sinal de força exagerada na hora de escovar os dentes. Como conservá-las: guardar a escova em potes, com as cerdas para cima, e lavá-la com antissépticos bucais depois de cada escovação diminui o risco de contaminação.

-O creme dental ideal: para adultos, deve conter flúor. "Um estudo recente concluiu que, para a dentição permanente, apenas os cremes dentais que contêm 1000 ou mais PPM (partes por milhão) de fluoreto são efetivos na prevenção de cárie.", diz a dentista Marília Buzalaf, professora da Faculdade de Odontologia de Bauru. Para dentes sensíveis a pasta deve ser a base de potássio, estrôncio ou arginina, ele forma depósitos que impedem que estímulos como calor, frio e ar cheguem à polpa do dente e provoquem dor. Quanto a cremes dentais branqueadores, seu efeito é bastante discreto, quase imperceptível. O mais recomendado são os tratamentos feitos em consultório para clarear os dentes. Em geral mais abrasivo, o creme branqueador pode aumentar a sensibilidade, pois remove uma pequena camada de esmalte, que protege a dentina, parte interna do dente.

-Limpadores de língua: são imprescindíveis na retirada de bactérias e resíduos de alimentos depositados na superfície rugosa da língua podem provocar mau hálito. A higiene pode ser feita com as cerdas da escova, com os limpadores presentes na cabeça de algumas escovas e com limpadores de plástico próprios para a limpeza da língua.

-Fio/fita dental: Os produtos feitos com cera ou teflon deslizam mais facilmente. Mas não basta passar o produto de qualquer maneira. "É preciso esfregar o fio ou fita dental em toda extensão das laterais de cada dente, para remover não só resíduos de alimentos, mas também a placa bacteriana"ensina José Eduardo Sampaio, professor da Faculdade de Odontologia da Universidade Estadual Paulista. "Pessoas com aparelhos ortodônticos, implantes ou que tenham um espaço maior entre os dentes devem substituir o fio pela escova interdental" diz Patrícia Weidlich, professora da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A edição está bastante interessante, e além dessas noções básicas, traz também motivos para ficar de olho e proucurar seu dentista nos casos de feridas, sangramentos, mau hálito, amolecimentos dos dentes, além de dicas para cuidar da higiene oral de seu bebê desde os 6 meses até que ele já tenha completado 4 anos e explicações sobre hipersensibilidade dentinária. Vale a pena dar uma lida.

Fica a dica: Caso não tenha limpadores de língua específicos, a higiene pode sim ser feita com as cerdas da escova. Porém, não adianta somente esfregá-la com o restante de pasta que sobrou da escovação dos dentes. Você deverá passar a escova sobre a língua, em movimentos de varredura, e em seguida lavá-la em água corrente. Repetir o que foi feito, por pelo menos 3 vezes. Não é necessário passar novamente a escova na pasta, ela pode ser usada somente com água. Isso é interessante, para que realmente se remova o acúmulo de bactérias e resíduos, não apenas esfregando-os sobre a língua.


-----
Dra. Nara Macêdo
CROMG 39055
Rua Felisberto Carrejo, 134, Fundinho. Uberlândia - Minas Gerais.
(34)32363797 / (34)96954727

http://www.netsabe.com.br/uberlandia/anuncio/nara-macedo_2.html